Por Mariordo (Mario Roberto Durán Ortiz) - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45018393

Gestão do Instituto ArteCidadania na promoção de ações culturais

Em contrato com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e por meio do Plano Anual de Atividades do Museu de Arte do Rio – MAR (PRONAC / 2023-2024), o ArteCidadania executa a gestão de diversas ações do Museu, incluindo a manutenção do acervo próprio e a realização de atividades culturais, entre elas as exposições de artes visuais temporárias de artistas convidados, de obras do acervo em exibições abertas e acessíveis, e os programas do Educativo através de Oficinas, Cursos e Visitação.

O objetivo maior é colaborar com o reconhecimento da produção artística brasileira e de aspectos de conformação da identidade cultural, fortalecendo o intercâmbio de acervos, exposições e a reflexão sobre a cena artística em suas conexões com a história, a memória, a identidade e os aspectos de sociabilidade presentes na cidade do Rio.

São objetivos gerais:

I. Realizar o programa de desenvolvimento da produção artística, preservação e disseminação do patrimônio artístico e cultural do Rio e do Brasil em nível regional, nacional e internacional. Para este fim, são reunidas ações de estímulo à criação, difusão, cooperação e sistematização do programa de exposições, o comissionamento de obras, articulação de parcerias e difusão de conteúdos sobre arte e cultura brasileira.

II. Realizar o Programa de Formação Continuada de crianças, jovens, adultos, professores da rede pública de ensino, artistas, curadores e pesquisadores de arte, educadores em geral, profissionais de museus e agentes culturais. O objetivo é implementar ações de formação, qualificação e profissionalização por meio da arte e da cultura, colaborando, dessa maneira, na configuração do campo da museologia, da gestão de museus, das artes, da educação e da difusão da cultura. O programa objetiva, ainda, instaurar práticas de pesquisa sobre arte e cultura brasileira, por meio de núcleos de pesquisas, seminários nacionais e internacionais, e publicações.

III. Realizar programa de difusão, fruição e acesso amplo ao patrimônio cultural por meio de ações de educação, visitas educativas ao programa de exposição, ações de acessibilidade e inclusão, ações voltadas à tecnologia e difusão da arte e da cultura, visando a ampliação e democratização do acesso à cultura por meio do programa da Escola do Olhar. Busca-se contemplar também a comunidade do entorno, que é envolvida em práticas educativas, sociais e de profissionalização na área cultural. Bem como, pessoas com deficiência e vulnerabilidade social. O programa de arte e educação desenvolvido opera na implementação de acesso amplo e irrestrito a todos.

IV. Implementar projetos continuados de pesquisa com focos relativos aos diversos Programas da Escola do Olhar, aos eixos curatoriais do Programa de Exposição e da Coleção. Nesse sentido, o projeto se desenvolve a partir de dois núcleos de atuação: (1) Participação, Acessibilidade e Rede e (2) Formação, Pesquisa e Documentação. Seus projetos e ações estão organizados em seis programas: (1) Visitas mediadas e Atividades educativas; (2) Acessibilidade, Diversidade e Inclusão; (3) Vizinhos do MAR; (4) Formação e Extensão universitária; (5) Pesquisa, Documentação e Publicações e (6) Cibercultura, Tecnologia e Linguagens. Tais ações ocorrem por meio da Biblioteca e Centro de Documentação a partir da colaboração com diversos núcleos universitários, com a comunidade local e os diversos grupos culturais sediados na Região Portuária.

V. Dar continuidade ao programa de manutenção, sustentabilidade física e financeira, preservação e de gestão do MAR. O Museu de Arte do Rio de Janeiro ocupa um lugar de suma importância na zona portuária da cidade, e protagoniza o processo de revitalização urbana da região. Um investimento de tal envergadura e importância cultural, social e urbanística exige a consolidação de um projeto de manutenção que garanta a continuidade, eficiência e a alta qualidade dos serviços prestados à população.

VI. Implementar um programa de relacionamento e investimento voltado para captação de doações corporativas e/ou de pessoas físicas, como forma de diversificação de fontes de receitas e de reforço da ação do MAR frente a sociedade.

VII. Garantir a manutenção da formação e gestão do acervo do MAR. O MAR possui acervo próprio composto por itens de natureza arquivística, bibliográfica e museológica. Desta forma, é necessário o aperfeiçoamento da política já existente, através da continuidade e manutenção do programa de gestão do acervo.

VIII. Proporcionar o uso dos diversos espaços do museu, principalmente dos pilotis, de forma estratégica para acolhimento, informação, inspiração, mobilização e expressão de novos diálogos, práticas e experiências artísticas para visitantes e para os transeuntes da Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro.

O Instituto ArteCidadania faz a gestão e execução do programa cultural do Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, Espírito Santo, em conjunto com a Secretaria Estadual da Cultura (Secult), com a qual foi firmado um Termo de Colaboração. A parceria visa a fortalecer o equipamento cultural como um importante espaço dedicado à arte contemporânea e à sustentabilidade, ampliando sua programação de eventos, seminários, shows, oficinas, ações educativas e visitas guiadas.

O Instituto ArteCidadania foi a organização selecionada por meio de um chamamento público conduzido pela Secult. Com a gestão compartilhada entre o Instituto e o Governo do Estado, o Parque ficará aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, e terá uma equipe especializada para manter o caráter artístico, histórico e ambiental do local.

Na assinatura do termo, estiveram presentes a primeira-dama, Vírginia Casagrande; o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha; e Sérgio Sá Leitão, ex-ministro da Cultura e um dos coordenadores do projeto pelo IAC, além de PX Silveira, diretor-executivo do IAC.

Um marco para a cultura capixaba

O Parque Cultural Casa do Governador, localizado na antiga Residência Oficial do Governador do Estado, foi inaugurado em maio de 2022 e é atualmente a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo. O espaço abriga 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas e instalações, que dialogam com o ambiente natural de 93 mil metros quadrados.

A estrutura do parque é dividida entre a Secretaria da Cultura e a Secretaria do Governo (SEG), que, juntos, planejam novas etapas para a infraestrutura do local. Entre os projetos futuros, estão previstas a criação de uma recepção, uma área administrativa, um miniauditório multifuncional, uma concha acústica e dois mirantes. Essas obras poderão ser executadas com recursos públicos ou em parceria com a iniciativa privada, sempre respeitando as diretrizes estabelecidas pelo Comitê de Governança da instituição.

Parcerias para um espaço dinâmico

O Instituto ArteCidadania, fundado em 2006, tem como missão sensibilizar e potencializar a sociedade por meio de atividades culturais, esportivas e ambientais. Com o Parque Cultural Casa do Governador, o IAC intensifica suas ações e amplia o acesso à cultura no Espírito Santo.

Eventos em nível municipal, estadual, nacional e internacional

EVENTO NACIONAL. Anos de 2020 a 2023: o Instituto ArteCidadania, em conjunto com o Instituto Biapó, participa ativamente da realização do programa de ações em comemoração dos 20 ANOS GOIÁS CIDADE MUNDIAL, com parceria da Unesco. Neste programa, já realizou diversas exposições de arte, dentre elas, CIDADE À VISTA, que apresentou 15 núcleos abrangendo a música, a arquitetura, as artes visuais, a leitura, a poesia e meio ambiente: “diferentes veios de uma mesma história que vai se tornando tricentenária”, em alusão ao tricentenário da cidade de Goiás, a ser comemorado em 2027.

EVENTO NACIONAL. Ano de 2023: o Instituto ArteCidadania realizou adequação, musealização e a exposição inaugural do MUSEU HISTÓRICO DOMINICANO FREI NAZARENO CONFALONI, executando trabalhos de acessibilidade, instalação, localização de obras e curadoria, com início de execução de exposição de longa duração em maio de 2023 e vigência até os dias atuais.

EVENTO NACIONAL. Exposição AMAURY DE A a Z, pinturas e objetos, com inauguração da Biblioteca Amaury Menezes, em parceria com a Prefeitura Municipal de Goiânia, no centro cultural Antiga Estação Ferroviária, Museu Confaloni.

EVENTO NACIONAL. Ano de 2021: PROJETO SOLARIZAÇÃO – o Instituto ArteCidadania promove o seminário alternativo reunindo presencialmente luminares locais e nacionais por três dias, constituindo duplas para desenvolver reflexões em torno de 10 temas que determinam nossa vida em sociedade. Em parceria com o Instituto Biapó, Museu Casa de Cora Coralina e Apoio do Grupo Jaime Câmara e Prefeitura Municipal da cidade de Goiás.

EVENTO MUNICIPAL. Ano de 2021: PURIFICA RIO VERMELHO, a Exposição. Instalação de painéis fotográficos ao longo do Rio Vermelho, em seu perímetro urbano da cidade de Goiás, como forma de alertar para suas enchentes devastadoras. Imagens fornecidas pela população e ampliadas para gerar impacto. Em realização com o Instituto Biapó e Museu Casa de Cora Coralina, apoio do Grupo Jaime Câmara e Prefeitura Municipal da cidade de Goiás.

EVENTO INTERESTADUAL. Ano de 2020. Exposição LIÇÕES AO TEMPO, pinturas de Elder Rocha Lima e Amaury Menezes. Retrospectiva com mais de 110 obras dos dois artistas decanos da arte em Goiás e Distrito Federal.

EVENTO INTERNACIONAL. Ano de 2018. Realização de exposição de pinturas na China, Museu de Sichuan: DIÁSPORA, CONVERGÊNCIAS E CONEXÕES, EM 40 ANOS NA ARTE DE TAI HSUAN-AN, principal artista chinês em atuação no Brasil e residente em Goiânia.

EVENTO NACIONAL. Ano de 2018. Diáspora, Convergências e Conexões, em 40 anos na arte de Tai Hsuan-An – grande exposição no Museu de Arte Contemporânea (MAC), Centro Cultural Oscar Niemeyer, com patrocínio da Saneago/Governo do Estado de Goiás e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

EVENTO ESTADUAL – Ano de 2017. ABC CONFALONI, MODERNIDADE INAUGURAL E OUTRAS OBRAS. Grande Exposição Retrospectiva comemorativa do centenário de nascimento do artista italiano marco zero da Arte Moderna no Planalto Central do Brasil. No Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), Centro Cultural Oscar Niemeyer. De 08 dezembro/17 a 25/02/2018. Em parceria com o Fundo Cultural de Goiás e Lei Rouanet. Patrocínio SANEAGO, Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO) e Governo do Estado de Goiás.

EVENTO MUNICIPAL – Ano de 2017. ESTAÇÃO LEITURA. Lançamento e instalação do projeto de leitura no Hospital de Urgência de Goiânia (HUGO), em parceria com a Academia Goiana de Letras e HUGO. 27 de Março.

EVENTO ESTADUAL – Ano de 2017. Lançamento do Calendário de Atividades referentes ao CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE FREI CONFALONI, e lançamento do pré-catálogo da Exposição ABC CONFALONI, produzido pelo Instituto ArteCidadania com recursos do Fundo Cultural do Governo de Goiás e patrocínio gráfico da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO).

EVENTO MUNICIPAL – Ano 2016. Projeto CLEA COSTA, 70 ANOS DEPOIS. Realização de curadoria e exposição da artista Clea Costa, escultura, objetos e pinturas. Em parceria com A Menor Galeria do Mundo.

EVENTO MUNICIPAL – Ano 2016. Projeto PAPEL DE ARTE. Curadoria e exposição com os artistas Tai Hsuan-An e Alexandre Liah, ENTRE FLORES E CONCRETO, em parceria com A Menor Galeria do Mundo.

EVENTO INTERNACIONAL – Ano de 2016. Projeto ROTEIROS, ARTE BRASIL-CHILE. Curadoria e produção de exposição dos artistas Amaury Menezes e G. Fogaça, na Universidade Tecnológica (UTAM), Santiago do Chile e no Museu de Arte de Goiânia (MAG). Setembro.

EVENTO MUNICIPAL – Ano de 2016. Projeto ARTE EM DUPLA. Produção e curadoria de exposição com os artistas Roos e Sandro Tôrres, Velha Novidade, em parceria com A Menor Galeria do Mundo.

EVENTO INTERNACIONAL – Ano de 2014: Projeto VOZES DA AMÉRICA. Exposição de nove artistas de diferentes países da América do sul: Brasil, Cuba, Chile, Venezuela, Uruguai e Paraguai. Pinturas do baiano César Romero, goianos G. Fogaça e Selma Parreira, cubanos Nestor Álvares e Danay Vigoa, do chileno Mário Quiroz, do uruguaio Gustavo Alamón, da venezuelana Morella Jurado e do paraguaio Ramón Cáceres. Realizada na galeria de Furnas, Rio de Janeiro. Abril.

EVENTO INTERNACIONAL. Ano 2012: realização do BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DO PANO DE PRATO como instrumento de ação e interferências artísticas. Evento em que concorreram artistas profissionais e amadores do Brasil e do mundo (participação de artistas e jurados de 8 países) com criações artísticas realizadas ‘no’ pano de prato, ‘com’ pano de prato ou ‘de’ pano de prato, este objeto comum a todas as culturas do mundo. Foram realizadas 03 exposições simultâneas nas cidades de São Paulo e Goiânia, e exposição de fechamento e entrega de prêmios no Museu de Arte de Britânia/GO, a menor cidade de Brasil a ter um museu de arte. Projeto aprovado pelo Ministério da Cultura – Lei de Incentivo Federal/Lei Rouanet, em 17/03/2009. Foi lançado um livro documentando a realização.

EVENTO NACIONAL. Ano 2012: execução do projeto GÊNESE E CELEBRAÇÃO, compreendendo a realização de exposição de coleção de peças africanas do acervo de Rogério Cerqueira Leite. A exposição foi realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo no período de 02 (dois) meses. A exposição contou com cerca de 220 peças, entre esculturas, máscaras e objetos, de materiais e tamanhos variados. O projeto também promoveu a publicação de catálogo bilíngue – português e inglês – com todas as peças que foram expostas. Foram produzidos 1.000 catálogos, e a exposição recebeu 59.637 visitantes, de acordo com dados coletados da própria Pinacoteca do Estado de São Paulo. Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura/Lei de Incentivo Estadual ProAC-ICMS. Produzida com equipe da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A exposição foi aberta ao público durante no período de 10 de novembro de 2012 a 28 de janeiro de 2013.

Projetos executados com a Comunidade

UM LUAR, UM VIOLÃO, UMA SERENATA. Projeto de realização periódica mensal (todos os sábados de lua cheia) na cidade de Goiás, quando músicos voluntários, visitantes e a população local se reúnem na escadaria da Igreja do Rosário, de onde saem à meia noite em percurso pelo centro histórico da cidade patrimônio mundial, interpretando as principais musicas do cancioneiro popular brasileiro. Teve início no ano de 2019 e continua desde então, sem interrupções, com calendário anual conhecido desde o primeiro mês de cada ano; em realização do Museu Casa de Cora Coralina, Instituto Biapó, Prefeitura da Cidade e Rádio Nova Fogaréu.

CORAL DA NOTA FI / Coral Onze e Meia. Agrupamento musical criado e mantido pelo Instituto ArteCidadania na cidade de Goiânia, em homenagem à Dona Fifia, musicista formadora de várias gerações de cantores e instrumentistas clássicos. É um Coral comunitário, que interpreta repertório universal, músicas de todos os cantos e em todas as línguas. O vilaboense Tão Curado é o regente convidado. O Coral é diferente de todos os outros, porque sabemos que cantar não é somente um ato musical. É viver, é sonhar, é pertencer, é realizar, solidarizar. Participe você também, à sua maneira, comunitariamente. 

CONCURSO BANDEIRAS E FLÂMULAS NASCIMENTO DO MENINO JESUS E SANTOS REIS, CRENÇAS E SINCRETISMOS. Evento com caráter formativo e não apenas competitivo, visando o enriquecimento e aperfeiçoamento das pesquisas e práticas artísticas e artesanais. Todas as artistas e artesãs inscritas (atenção: concurso dirigido somente às mulheres!) participam de atividade que fortalecem os laços com a comunidade e os diversos aspectos da criação de uma obra artística e/ou artesanal. Com premiações no valor total de R$10mil, sua 1ª edição foi realizada com o Instituto Biapó e a Associação Mulheres Coralinas, idealizadora, na cidade de Goiás e seu entorno, nos meses de outubro de 2023 a fevereiro de 2024.

MUSEU DE ARTE SACRA DA BOA MORTE / 50+50: CELEBRAÇÃO E REFLEXÃO.  Exposição Circulante Comemorativa pela passagem dos 50 anos do Museu, distribuída em 5 locais da cidade (Exposição Circulante, isto é, que faz o visitante circular entre seus pontos espalhados pela cidade): Catedral de Sant’Ana, Pousada do Sol, sede do Iphan e Igreja N.S. da Abadia, cidade de Goiás, Patrimônio Mundial pela Unesco; em conjunto com Instituto Biapó e Museu Casa de Cora Coralina.

USINA DE CIDADANIA. Projeto integrante dos esforços de resgate do Centro Histórico e Revitalização do Centro de Goiânia, compreendendo a adequação de prédio do Cine Santa Maria, primeiro cinema da cidade de Goiânia, transformando-o em Centro Cultural dotado de 03 salas de cinema, livraria, café, restaurante, sala de edições, cinemateca e estúdios. Pré projeto realizado pelo arquiteto Luiz Fernando Teixeira, do Grupo Quatro, o mesmo que projetou a cidade de Palmas, Tocantins.

PRAÇA DAS ARTES. Projeto de Arte Pública. Concepção e instalação a céu aberto de 08 totens de grande formato (9mt de altura) cada um homenageando figuras de reconhecida atuação a favor da Paz no mundo: John Lennon, Martin Luther King, Madre Teresa, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, São Francisco de Assis, Cora Coralina e o sertanista Leolídio Caiado. Trata-se de um caso de arte pública unindo o poder privado, o poder público e o poder artístico de G. Fogaça, o artista autor das pinturas nos totens. Com documentação em livro de mesmo nome, lançado em 2009.

PRAÇA DA INSPIRAÇÃO. Projeto de lazer, cultura e arte pública. Realização de uma praça na confluência de duas importantes avenidas na cidade de Goiânia (av. 85 com av. T-9), em que foram instalados painéis com moldes das mãos de 77 pessoas importantes para cidade na área cultural e, em seu centro, um conjunto escultórico com peças de 8 metros de altura, de autoria de G. Fogaça, utilizando unicamente material proveniente do aterro sanitário da mesma cidade. 2009/2010.

MINHA RUA, POR EXEMPLO. Projeto de arte pública, engajamento e lazer em comunidade. Realização de pintura artística de todas as residências ao longo da rua 402, Vila Viana, periferia de Goiânia. Foram pintados toda a superfície dos muros, dos portões das residências e as paredes internas de alguns alpendres. Foram colocadas lixeiras coloridas em toda extensão da rua. Em uma rotatóriaexistente no local, foi erigida uma escultura de criação coletiva, com participação dos moradores, de 12 metros de altura, representando a terra e seus animais. Projeto realizado em parceria com a Prefeitura de Goiânia, por meio da Comurg, seu órgão de limpeza. O trabalho artístico foi realizado pela ‘Brigada da Arte’, agrupamento criado e mantido pelo Instituto ArteCidadania, composto por voluntários da comunidade e pelos artistas Alessandra Teles, Antunis Arantes, Dilvan Borges e Manoel Santos. Com publicação de livro em 2010.

EXPOSIÇÃO ARRUAÇA: O ASA NA RUA. Experiência infanto-juvenil de intervenção urbana de caráter permanente, realizada por jovens e adolescentes, com pintura de um mural de 250m2 em ambiente público. A exposição in-door, na sede do Instituto, em São Paulo, foi resultando da intervenção realizada na área urbana, mostrando o processo criativo no bairro dos Campos Elíseos, realizado pelos participantes do Asa – Ateliê de ArteCidadania, no 1º semestre de 2008.

A-PONTE PARA A ARTE. Intervenção permanente de arte pública permanente, constando da pintura artística de nove pontes ao longo da Via Marginal Botafogo, em Goiânia, dotando a cidade de novos parâmetros visuais, com a participação dos artistas: G. Fogaça, Antunis, Dilvan Borges, Alessandra Teles, Santana, Régis Nunes, Manoel Santos e Nonato. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Goiânia, Lei Municipal de Cultura. Outubro de 2008. Com documentação em livro de mesmo nome, lançado em 2009.

GALERIA 1.500 METROS. Série de exposições utilizando como matéria prima os objetos achados no entorno da galeria situada na Barra Funda, São Paulo (perímetro de 1.500 metros). Foram selecionados 04 artistas a cada ano, por meio de edital de ocupação. 2007 a 2009.

ASA – ATELIÊ DE ARTECIDADANIA. Atendimento anual na sede do Instituto de 200 crianças, em média, que se revezam a cada 3 meses. Com práticas de criação artística digital e matérica, orientadas por 4 facilitadores, onde se busca a inclusão digital por meio da sensibilização e criatividade artísticas. 2007 a 2013.

OFICINAS PREPARATÓRIAS ‘FORMAÇÃO CONTINUADA’. Realizadas desde janeiro e fevereiro, ocorrem semestralmente, como parte do aprimoramento do processo de seleção de facilitadores para o projeto ASA – Ateliê de ArteCidadania. 2007 a 2013.

VI-A ARTE. Corredor de esculturas ao ar livre margeando a BR 060, primeiramente no trecho Goiânia-Anápolis; e em seguida até Brasília. A exemplo do que já foi realizado por intermédio de seu presidente na Rodovia Goiânia-Trindade, documentado no livro A Arte no Altar, o projeto Vi-a Arte faz da principal rodovia de transporte em Goiás uma verdadeira Galeria Aberta, distinguindo-a de suas similares por meio da criação artística e, assim, sinalizando aos vários milhares de seus usuários/dia que o desenvolvimento econômico e material é devidamente equiparado ao desenvolvimento social e humano, ilustrado pela potência criativa dos artistas.