


Fundado em 24 de julho de 2006, o Instituto ArteCidadania soma duas décadas de experiência na criação e na realização de projetos culturais transformadores e inclusivos, assim como na gestão de equipamentos culturais e na captação de recursos públicos e privados.
As atividades que empreendemos refletem nossa principal diretriz: sensibilizar, aprimorar e potencializar os cidadãos e cidadãs de todas as faixas etárias, por meio de atividades culturais, artísticas, para-educativas, esportivas, ambientais, urbanísticas e sociais.
O Instituto ArteCidadania acredita que suas ações são meios eficazes de promoção da cidadania e da consequente transformação da sociedade. Com atuação nacional e sedes em Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, o Instituto ArteCidadania faz atualmente a gestão dos projetos incentivados do Museu de Arte do Rio de Janeiro, em convênio com a Organização dos Estados Ibero-Americanos, além de diversas outras ações, projetos e programas convergentes com sua finalidade, inclusive em âmbito internacional.
Desde sua criação o Instituto ArteCidadania desenvolve no dia a dia atividades e processos coletivos de aprendizagem, conceituação e criação. Suas atividades vão além do fato em si, e geram para os indivíduos e, consequentemente, para a sociedade, a oportunidade de refletirem sobre suas próprias condições de ser e atuar no mundo em que vivemos, tendo como eixo a cultura, o lazer, o esporte, a arte e o contexto de fundo das atividades sociais.
No que acreditamos
O Instituto ArteCidadania acredita que as ações culturais, esportivas, sociais e artísticas formam o caminho mais eficaz para o cumprimento de seus objetivos, que é disseminar entre jovens e adolescentes, bem como junto a seus familiares e o público em geral, o sentimento pleno da cidadania, favorecendo o aprimoramento cultural e a inclusão em um mundo cada vez mais complexo.
Nossa equipe reúne gestores, curadores, museólogos, arquitetos, engenheiros, artistas e outros profissionais altamente qualificados, com vasto histórico de realizações nos setores público e privado.